Campanha de Prevenção Contra Incêndios Florestais

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Santa Maria Madalena em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura,  Cooperativa Regional Agropecuária Macuco Ltda e a Cooperativa de Laticínios de Conceição de Macabu, implementam a divulgação do  ofício circular 001/17  que visa a conscientização dos produtores Rurais  do Município com relação a prevenção dos Incêndios Florestais neste período.

Segue abaixo o texto na íntegra:

Ofício Circular nº 001/17                                                             Santa Maria Madalena, 01 de julho de 2017.

Aos Produtores Rurais de Santa Maria Madalena

Senhor (a) Produtor (a),

Nos últimos anos tem se tornado crescente o risco de ocorrência de incêndios florestais, que geram consequências irreparáveis, como poluição do ar; redução do volume de água nos rios; diminuição da proteção natural das propriedades e, até mesmo, perdas eventuais de plantações e rebanhos.

Sensibilizados com os acontecimentos, gostaríamos de ressaltar que, a destruição das florestas e a realização de queimadas pioram as condições ambientais da propriedade rural e da região, uma vez que apresenta relação direta com a falta de chuvas, redução da umidade do ar e com o desequilíbrio do clima. Portanto, a preservação das florestas é parte fundamental para assegurar a circulação da água no ecossistema, seja em forma de chuvas, umidade do ar, umidade do solo e recarga dos rios; garantindo assim estabilidade climática e melhoria nas condições ambientais.

A cultura primitiva dos produtores fazerem uso de fogo para preparar a terra para efetuar a reforma das pastagens ou realizar plantações contribui para a incidência de incêndios florestais, principalmente entre os meses de maio e outubro. Os incêndios florestais são complexos e difíceis de serem combatidos, devido às características do relevo de nosso município e as condições climáticas do período.

Entendemos que o assunto é oportuno para o momento, pois as consequências decorrentes das queimadas e dos incêndios florestais comprometem o ecossistema e pode prejudicar as gerações futuras.

Atenciosamente,

ISMAEL VINICIUS LIMA DOMINGUES