2.019 visitas | RSS

Inundações e Alagamentos

 Caso você esteja na rua:
Procure um lugar alto e não tente atravessar áreas inundadas, pois você poderá ser arrastado, cair em buracos, ferir-se em destroços submersos ou ainda poderá pegar alguma doença.

Caso você esteja de carro:
O perigo também é múltiplo, pois com pouca água na pista e em alta velocidade, o carro perde a aderência e sai do controle do motorista, e com muita água o carro pode ser facilmente arrastado.

Se você estiver em casa:
– Guarde em um local alto, longe da água, seus bens preciosos, documentos e reservas de alimentos.
– As caixas de papelão, jornais, etc devem ser também colocados no alto, porque são desintegrados pela água e entopem os drenos.
– Não se esqueça de esvaziar a geladeira e deixar a porta aberta, para que ela flutue.
– Se for necessário, abandonar sua casa.

Geralmente as águas de inundações estão contaminadas por esgotos e produtos químicos, portanto:
– Use botas de borracha para andar em águas de inundação.
– Sempre que entrar em contato com água de inundação, tome banho, lave os utensílios domésticos e as roupas, coloque roupas e agasalhos no sol.
– Não utilizar as águas das chuvas para atividades domésticas, como cozinhar, lavar ou beber.
– Não deixe que as crianças brinquem em águas de inundação.

Deslizamento:
Ao perceber a ocorrência de um deslizamento, abandone sua casa imediatamente, procurando abrigo em casa de amigos ou parentes.
– Se você estiver dentro de casa durante um deslizamento, não tente sair, abrigue-se embaixo de uma mesa ou de outro móvel resistente;
– Se você estiver ao ar livre durante o deslizamento, tente entrar em um prédio resistente, se não, enrole o corpo como uma bola e proteja a cabeça. Se estiver com uma criança, enrole-se à volta dela;
– Se você ouvir um barulho de uma enxurrada descendo o morro, tente sair do caminho dela, subindo para partes mais altas. Se não puder, agarre-se numa árvore ou num rochedo.